Mês Missionário: Despertar a consciência e as vocações missionárias.

Outubro é o mês que a Igreja Católica de todo o mundo busca destacar e valorizar as iniciativas missionárias e favorecer a consciência dos fieis sobre essa dimensão tão importante.

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) entidade responsável pela promoção e organização da Campanha Missionária e pelos subsídios de reflexão para todo o país escolheu como tema da campanha deste ano: ‘Brasil missionário partilha a tua fé’.

“O objetivo é promover e despertar a consciência, a vida e as vocações missionárias, bem como realizar uma Coleta mundial para o sustento de atividades de promoção humana e evangelização nos cinco continentes, sobretudo em países onde os cristãos são ainda uma minoria e as necessidades materiais são mais urgentes”, destacou padre Camilo Pauletti, diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias do Brasil em artigo no site das POM.

A Campanha Missionária 2012 está em sintonia com o 3º Congresso Missionário Nacional, o 4º Congresso Missionário Americano e o 9º Congresso Missionário Latino-Americano (CAM 4 – Comla 9). Eventos que demonstram a unidade da Igreja em torno do objetivo da evangelização dos povos do continente americano.

Padre Camilo acredita que a valorização e o trabalho de divulgação do Mês Missionário deve também acontecer durante todo o ano.

“As Pontifícias Obras Missionárias têm o papel de preparar a Campanha Missionária que se desenvolve todos os anos, mas não devemos celebrar a missão apenas em outubro, mês missionário, pois todo dia é missionário. A celebração em outubro é uma forma de destacar a Missão da Igreja, por isso, nós preparamos o material que é enviado a todas as dioceses, congregações, grupos e colégios em todo o Brasil”.

Diversos materiais foram preparados para as dioceses, paróquias e comunidades bem celebrarem este momento.

Um DVD com testemunhos de missionários, uma novena, orações e a mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Missões, além da oração dos fieis para as celebrações eucarísticas e o envelope para a coleta missionária, são os materiais que foram preparados pelas POM.

A coleta missionária que visa contribuir para os projetos sociais e missionários nos cinco continentes acontece nos dias 20 e 21 de outubro.

Durante o Mês Missionário todo cristão batizado é convidado a rever sua postura com o mandato missionário que Cristo fez a todos: ‘Ide e evangelizai’.

O diretor das POM percebe que essa postura pode ser empreendida a partir da vivência da “solidariedade, da partilha e da ajuda mútua em todas as partes do mundo, seja na oração, no testemunho e na generosidade com a oferta”.

 

Fonte:A12